segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DOMÍNIO PRÓPRIO


"Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." Provérbios 25:28


A maioria das cidades da antiguidade eram cercadas por muros que serviam de proteção . E se esses muros estivessem danificados essa cidade estaria vulnerável ao ataque de inimigos. Desta forma a manutenção desses muros era algo de extrema importância.

Provérbios 25:28, compara o domínio próprio de uma pessoa com um muro de proteção, para se manter livre das forças que podem atacar as fraquezas e causar prejuízo. As Escrituras nos adverte que perder a temperança pode nos levar a resultados desastrosos. Ter a tendência de perder facilmente o auto-controle.Fofocas de vizinhos ou colegas de trabalho, ou criticar aqueles que são autoridade. Ter um desejo mórbido de possuir muitas coisas materiais, ou uma compulsão de qualquer natureza. Proferir palavras ásperas sem pensar nas consequências , promessas quebradas, ou uma ação desrespeitosa é um forte sinal que seu muro interior do auto-controle desabou. Um domínio próprio deficiente nos leva a viver uma vida de hipocrisia, e então nós perderemos toda credibilidade como uma testemunha de liberdade e alegria de uma vida Cristã.
Mas desenvolver domínio próprio não é somente uma questão de querer ter um comportamento correto. Você pode até decidir que não vai mais se deixar levar pela situação e ter o auto-controle desejado, mas vai acabar sucumbindo mais uma vez na próxima tentação .
Domínio próprio não é simplesmente algo que devemos ou não devemos fazer. O apóstolo Paulo nos diz que o Espírito Santo deseja guiar nossas vidas. Só ele pode vencer nosso apetite pelo pecado e construir um domínio próprio com o poder de permanecer. Na medida que nos voltamos na direção do Espírito Santo, nós descobrimos que nós somos mais capazes de resistir aquelas coisas que nos costumavam fazer vítimas das próprias fraquezas. É somente com o poder do Espírito Santo que nossos muros do domínio próprio podem estar seguros.

Um comentário:

  1. Otimo. Isso nos ajuda a olhar, mi-rar e encontrar o nosso foco. Deus te abencoe.

    ResponderExcluir