quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A situação nas igrejas nos dias atuais

Muitos cristãos estão insatisfeitos com a situação nas igrejas nos dias de hoje. Mas se prestarmos a atenção veremos que esses problemas vem de longa data. E isto acontece por causa de pelo menos duas razões básicas : 1) A igreja é formada por seres humanos, e a natureza caída e egoísta humana é a parte do homem-problema. Para mudar pecadores egocêntricos em pessoas que se sacrificam pelos outros,ou seja, imitadores de Cristo, traz uma infinidade de problemas. 2) A igreja apesar de estar no mundo, ela não pertence ao mundo. O Reino dos Céus traz valores muito diferentes dos que são conhecidos no mundo. E isto vai causar grandes conflitos entre os princípios do Cristianismo e a vida secular. Membros fracos e imaturos tentarão trazer os padrões do mundo para dentro da igreja com eles, e viver como os incrédulos. Esses problemas se originam no interior das pessoas e também do que atua no seu exterior, ou melhor egoísmo humano por dentro e as tentações por fora trazidas pelo inimigo de nossas almas, são a fonte dos problemas na igreja.
Mas esses problemas tem solução. Afinal a igreja pertence à Aquele que venceu o mundo e Ele mesmo falou para Pedro que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (Mateus 16:18). Em 1 Coríntios Paulo relata uma série de problemas na igreja do SENHOR no primeiro século. E toda igreja no Novo Testamento teve problemas. Paulo enfrentou muitos problemas nas igrejas que ele mesmo implantou, mas foi ele mesmo quem disse que “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Fil. 4:13); Em Cristo estão“escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência”.(Col.2:3). O SENHOR falou também para Paulo “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Cor.12:9). A graça de Deus é mais que suficiente para todos os nossos problemas e fraquezas. Em Cristo Jesus é que encontramos resposta para sabedoria em todas as dificuldades.
Essa sabedoria e todas as respostas são encontradas na Bíblia. “ Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeitamente instruído para toda a boa obra”.(2Tim.3:16-17). A Bíblia provê ao homem de Deus toda as intruções para a boa obra.
Todo problema na igreja é por dificuldade interna e externa. E a solução para todos os problemas é encontrada quando vencemos a tal dificuldade.
Toda congregação deve vencer as fraquezas e problemas ou será vencida por elas. A luta com os problemas na igreja , é a luta por sua própria existência. Satanás tentará vencer todo crente e toda congregação que não derrotá-lo, ” …pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho…”(Apocalipse 12:11). Se em sua congregação; os líderes e ou membros, perderam o alvo, não desista, ore e peça ajuda Aquele que fundou a igreja, JESUS CRISTO.
O SENHOR está levantando um exército nesses últimos dias para a restauração da Sua igreja, pessoas normais, que cultivam o viver do Reino dos Céus, com amor e perseverança. Não saia de onde o SENHOR te plantou por causa de insatisfação ou até mesmo por estar escandalizado pelas coisas que estão acontecendo ao seu redor, faça como o apóstolo Paulo, “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14).

3 comentários:

  1. Olá meus amados!

    Parabéns pelo blog, e pelo xcelente artigo. Realemnte precisamos, como igreja, mudar - ou não concluiremos a tarefa de alcançar nossa própria geração para Cristo. Temos os meios tecnológicos e os recursos financeiros - o que nos falta então?

    Deus lhes abençoe.

    Um abraço do irmão Sammis

    ResponderExcluir
  2. Olá Sammis,
    Estamos muito felizes por sua visita e por seu comentário, muito obrigado... Volte sempre! Sim, precisamos usar o que já temos em mãos para alcançar nossa geração. Acrescentando tb ao que já foi dito, que Deus já distribuiu dons sobre a igreja, mas como aconteceu em Corinto, a igreja não estava operando perfeitamente esses dons como está acontecendo nos dias de hoje no nosso meio, isto mostra que a operação e a perfeição dos dons depende de nós e não de Deus, é nossa responsabilidade. Precisamos de mudanças com certeza. Ainda bem que Deus é soberano e já separou pessoas para essa obra. Confiemos Nele.
    Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Prezados Fernando & Rose,
    Como vocês, somos um casal que tem como meta de vida servir ao Senhor, em parte utilizando os meios eletrônicos. Temos também um blog, De Coração a Coração, que gostaríamos que visitassem e se sentissem à vontade para participar, comentar, criticar.
    Pensamos ser muito importante somarmos esforços para proclamar a Palavra de Deus com mais alcance.
    Em Cristo.
    Nanny+Winston.
    www.decoracaoacoracao.com.br

    ResponderExcluir