quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mudar de Igreja ?

Tenho visto muitos cristãos nestes dias que estão fora do convívio de uma igreja local, e a outra maioria vivem mudando de igreja até que encontre a igreja do seu gosto. São questões muito comuns nos dias de hoje: para onde ir? Qual denominação seria mais conveniente para mim?
Existem pessoas que estão em busca de igrejas lotadas, de movimentos e avivamentos. Mas, a menos que você tenha compromisso com um grupo de pessoas para trabalharem e crescerem juntas, existirá sempre um vazio que nunca vai ser trabalhado na sua vida. De uma certa maneira não somos nós que escolhemos a nossa igreja, Deus escolhe a nossa igreja. Certamente devemos buscar a vontade de Deus; algumas vezes Ele nos move com um propósito, mas entenda que você nunca poderá retirar seu compromisso de um corpo local, de uma igreja local, porque somente quando você se relaciona com uma igreja local é que você pode desenvolver seu caráter. Você pode até receber bençãos sendo um “crente pipoca”, aquele que fica pulando aqui e ali. Você pode ser tocado e renovado pelo mover de Deus em diferentes lugares por onde passar, e estar sempre na primeira fila vendo o que Deus faz. Mas depois de muitos anos, seu caráter ainda não foi desenvolvido. Desenvolvimento de caráter vem no trabalhar com pessoas imperfeitas como você, aprendendo amar uns aos outros , a despeito de toda imperfeição. Por isso somente o corpo local pode nos ajudar. É muitíssimo fácil não ter compromisso a nenhum grupo, e todas as vezes que pessoas te magoam um pouquinho, você diz “eu não vou voltar mais lá”. E no final você se torna um fracassado. E quando Jesus voltar haverão ainda muitas arestas que não foram aparadas, como aquele diamante que ficou a beira do rio e não sofreu a correnteza e o atrito com outras pedras, e como resultado foi sempre apenas um cascalho que ninguém poderá ver seu valor e beleza,nem atraiu atenção de ninguém; mas quando você se relaciona de perto, as pessoas te ferem e você as fere também, mas todos se amam mutuamente, se abraçam uns aos outros e dizem “ Louvado seja Deus!” Podemos nos magoar, nos desentender, mas Graças a Deus, nós aprendemos amar uns aos outros, apesar de todas as diferenças. Agindo assim você só tem a ganhar. Isto é algo que dinheiro algum pode comprar. Você cresceu em amor. Mesmo que seja na esfera natural se relacionando de perto com seus irmãos e irmãs de sangue, você aprende a vencer certas coisas.
Nós precisamos ter comunhão local. Precisamos de um corpo de pessoas para podermos nos relacionar de perto. É muito perigoso não ter amigos para te dizerem quando você está errado. Se você só tem amigos que dizem “sim”, que não são honestos o bastante para dizer não, você está numa posição muito perigosa. Adote uma postura diante as pessoas que o Senhor te deu para o convívio mais íntimo dizendo “se você discordar de alguma coisa , me diz logo, não me esconda nada. Eu posso discordar de você, mas podemos ser amigos”. Este tipo de amizade é valiosa, porque é como uma rua de mão dupla, fluem nas duas direções. Precisamos do corpo local para nos relacionar. Avivamentos vem e vão, mas a Igreja de Jesus Cristo está aqui para ficar até a Sua volta. Não seja enganado por ventos de doutrina(Ef.4:14) . Não deixe ninguém roubar sua coroa!
“Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” Ap.3:11

9 comentários:

  1. Para muitos é assim mesmo, alguém pisou no pé dele, ele muda de igreja...
    devemos obedecer ao Senhor e permanecer firme em uma igreja, há a necessidade de crescimento espiritual, isso acontece gradualmente.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse texto!!!!
    Ah! amei essa foto de vcs!!! lindos!!!

    ResponderExcluir
  3. Agrade PRIMEIRO a Deus,antes de agradar aos outros.
    Do que me adianta ganhar o mundo todo, se perder minha alma?

    ResponderExcluir
  4. A Igreja é composta por homens, logo não é perfeita, mas entendo que a Igreja que vive de avisos, pedindo dinheiro, é somente uma igreja formal e o cristão deve procurar uma igreja que ensine a palavra e estimule a fé e a busca por uma vida cada vez mais santa dante de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer a Deus por ter te usado para tirar do meu coração a angústia da dúvida sobre o entendimento do Senhor quan to mudar de Igreja. Deus falou comigo através de vc que o vazio que eu estava sentindo não ia ser preenchido ao trocar de Igreja, mas procuar pessoas comprometidas a agir, a se comportar segundo a vontade de Deus. Obrigada ao Senhor e obrigada a você com suas palvras. Terezinha.Eu que postei o comentário acima. Eu estou cheia da minha Igreja que perde um enorme tempo com avisos e pedindo dinheiro que ninguém sabe para onde vai. Mas agora, isso já não tem importância. Você usado por Deus me mostrou a solução. Vou montar um grupo de estudo na minha casa e vou procurar estar mais perto de pessoas que verdadeiramente buscam o Senhor, apesar de nossas imperfeições. Novamente, muito obrigada. em ver

    ResponderExcluir
  6. Acho que devemos estar onde nos sintimos bem e ver se há em nossa igreja espiritualidade...devemos ter prazer em servir a Deus e não sermos hipócritas e correr o risco de ser um crente morno.Então busque uma igreja onde há pessoas que pensem como vc!A paz!

    ResponderExcluir
  7. Estou em uma igreja, e simplesmente me sinto "deslocada" lá. Queria "experimentar" novas religiões, novos propósitos e ver se me encaixo melhor. Mais não sei se é o certo, pois há muitos boatos, que dizem ser totalmente errado trocar de igreja. Lindo texto.

    ResponderExcluir
  8. trocar de igreja ou não frequentar? pois se procuras uma igreja denominação comprometida com Deus.já aviso que não vai ser fácil. pois cada igreja se denomina a certa e se você for leigo assim como eu.a busca é grande.igreja 100% eu sei não existe.confesso que não entendo a biblia e por isso fico por aqui.

    ResponderExcluir
  9. A questao é que algumas pessoas que estao na igreja, que se dizem crentes, nao sabem ouvir ou entao mesmo perdoar um pastor, um missionario, um obreiro que o chama a sua atençao, ou até mesmo um irmao que falou algo que o magoou, a primeira intençao é se afastar da igreja. A verdade é que as vezes nós devemos "TAMPAR" os ouvidos e focar em quem verdadeiramente merece a nossa adoraçao e louvar a "DEUS", nao criando expectativas em pastor, missionario, irmao. A igreja é o corpo de Cristo, tem que ter uniao, mais a salvaçao é individual, nao se preocupe o que o irmao ou o pastor ou missionario ou obreiro fez ou deixou de fazer, pense em voçê, pense na sua salvaçao, ore pelos necessitados, pelas pessoas que ainda nao tomaram a decisao que voce tomou que é de seguir a DEUS, busque seus objetivos, trabalhe pra DEUS, faça a obra, dizime, oferte. Aii meu irmao voçê vai ver o agir de DEUS na sua Vida, e principalmente peça, mas peça dissernimento pra DEUS, pra onde voçê deve ir, pra onde voçê deve caminhar. Que a Paz do Senhor esteja convosco.

    ResponderExcluir