quarta-feira, 21 de julho de 2010

Paz em situações difíceis

Leitura bíblica Filipenses 4:4-9

Quando nos encontramos em uma situação difícil, não é fácil ter paz. Talvez seja um diagnóstico devastador, uma grande dificuldade financeira, onde tudo o possui está em risco, um desemprego que parece interminável, e em que as forças parecem não existir mais. Talvez um casamento em crise, enfim, inumeráveis situações em que paz seria algo impossível de existir. Quando você está entrando em uma crise, ou no meio de uma, as coisas parecem muito confusas, a incapacidade de entender ou pensar de uma maneira eficiente deixa uma pessoa para "baixo". Mas quando estamos saindo de uma crise, já é diferente, conseguimos ver em parte (pelo menos), qual é o propósito de Deus em tudo aquilo, e por isso experimentamos paz; e isto é muito bom. Mas como ter paz quando estamos entrando ou no meio de uma crise? A resposta está em Filipenses 4:4-9.
E agora, umas dicas para você que está entrando ou se encontra no meio de uma crise.
1) Não focalize na sua situação. Focalize em Deus, por isso o Apóstolo Paulo disse no v.4 - "regozijai-vos, sempre , no SENHOR; outra vez digo: regozijai-vos. Paulo estava encarcerado quando disse isso, ele não estava feliz por estar na prisão, mas o que ele quis nos ensinar era uma atitude interior independente das circunstâncias. É natural procurarmos uma saída mais fácil para todas as situações, e quando estamos em uma situação difícil, não é diferente, mas devemos ser "sobre"naturais nessas situações; a alegria do Senhor é nossa força.
2) Focalizando em Deus nos leva a ajudar outras pessoas durante momentos difícieis. Deixe-me dar um breve testemunho, nós moramos na Florida e como todos sabem, é uma região que em certa estação do ano é muito propensa a furacões, bem, no ano de 2005 fomos atingidos em cheio pelo Furacão Wilma, perdemos nossa casa, ficamos literalmente sem-teto, mas o SENHOR nos deu uma paz tão grande que fomos ajudar outras famílias que estavam precisando de ajuda, e Deus cuidou de todos os detalhes e fomos ricamente abençoados. E aprendemos a servir no meio de um furacão em nossas vidas e nos deu muita paz.
Talvez você diga, isso não funciona para mim, estou preocupado, ansioso, não sei o que vai acontecer comigo, meu caso é diferente. Eu sei que o medo e o desespero nos cegam em momentos difíceis, mas uma coisa é certa, se estamos em uma batalha, precisamos aprender a lutar corretamente, e a primeira coisa é mudar a forma com a qual pensamos e agimos . Paulo no v.8 diz "...tudo que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Começamos a ganhar essa batalha em nossa mente, focalizando em Deus e em ajudar os outros e mantendo-nos firmes na Palavra de Deus. Como vêem, orar não é o suficiente nessa batalha, precisamos mudar nossos pensamentos; porque  senão você vai cair em um dilema que nunca parece terminar, se você não quer morar para sempre no vale das dificuldades, reoriente o foco de seus pensamentos. Quanto mais você meditar nas coisas de Deus , mais você vai conhecer a Deus e seus caminhos.
3) Depois de mudar o foco Paulo nos diz de que devemos fazer continuamente o que Deus nos ensinou. No v.9 diz" O que também aprendestes e recebestes, e ouvistes e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco."
Jesus estava com Mesaque, Sadraque e Abede-Nego na fornalha e não vai te abandonar também ( Daniel 3:25) Eles estavam em paz mesmo não sabendo se Deus iria ou não, deixá-los viver, mas uma coisa eles sabiam, era que Deus estaria com eles de uma forma ou de outra. Isso é o que você precisa ver, Deus é contigo de uma forma ou de outra, Jesus disse "não te deixarei, nem te desampararei"(hebreus13:5).
Deus tem um plano para você, e é coisa boa. Ande com Ele, porque Ele está andando com você e é assim que temos paz em situações difíceis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário